terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Nossa Igreja

Anónimo disse: A Igreja de Touguinhó já não é o que era... agora até cartões tem nas janelas em vez de vidros. Está na hora de fazer alguma coisa por ela.

15 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Padre Custódio José de Araújo Pereira, que mandou construir e pagou à sua conta a igreja de Touguinhó, ficaria certamente muito triste com este comentário.

O relógio também esteve bastante tempo com as horas trocadas...

Alertam-se as entidades/comissões competentes para esta situação.

Anónimo disse...

Quanto ao relógio da Igreja...é uma vergonha ao tempo que está avariado.

Anónimo disse...

Realmente a nossa paróquia/igreja está um bocadinho abandonada. Para além dos vidros partidos e do relógio avariado, também fiquei chocado com a chuva que lá entra. Também foi com grande espanto que encontrei algumas vezes as casas de banhos fechadas em horario de missa.

Anónimo disse...

....Cheguei hoje a este blog, e fico muito triste com estes comentarios sobre a " Nossa Igreja", sou de Touguinhó, embora neste momento a residir fora, e pergunto; será que as ditas entidades/comissoes vao a missa para verificarem com os próprios olhos o relato destes comentarios, pelos vistos não.
Gente de Touguinhó, isto é UMA VERGONHA "...cartões a fazerem de vidros para taparem as janelas.." mas que é isto !!!
Espero voltar a este blog nos próximos dias, no entanto, gostaria de ver esta situaçao resolvida.

Anónimo disse...

Só uma pergunta a entendidade competente não será o Pároco ? Então está a espera de quê para arranjar a Igreja.

Anónimo disse...

No que respeita ao padre, além de não se preocupar com o estado da igreja, é impressionante a sua irresponsabilidade com os paroquianos, que por exemplo nem se quer as células entrega por mais vezes que as peçam...
Dizem que é pecado mentir mas o padre é o maior mentiroso!

Anónimo disse...

demais isto! parece saído de um filme de comédia... janelas partidas, chuva na igreja, um padre mentiroso e com muitas outras más qualidades que é bom nem referir. até fica mal pa touguinhó. esse senhor (se assim se pode chamar) quando foi ordenado, certamente que quem o ordenou tava muito cego. é da pior espécie, uma ave rara da freguesia. e pa ajudar ao baile, a sua comitiva, onde entra a mãe. é uma pena que touguinhó esteja a ficar assim...

A. Rodrigues disse...

Conforme se pode verificar pela quantidade de mensagens, "A Nossa Igreja" (e nosso padre...) é um tema que tem merecido a atenção dos leitores deste blogue.
Como moderador (identificado) não tenho qualquer problema em opinar relativamente a esta matéria.
Alem de Touguinhó, conheço a realidade de outras paróquias, nomeadamente a paróquia da Junqueira. E posso afirmar convictamente que quando é necessário efectuar alguma obra na igreja ou no salão, os paroquianos unen-se e organizam vários eventos, nomeadamente cortejos, actividades no salão, peditórios, etc e as obras aparecem feitas.
Temos que nos mentalizar que a igreja é nossa e como tal somos todos responsáveis por ela. Não estou aqui para defender o padre, porque hoje é ele e amanhã será outro, mas a igreja ficará para nós ou para os nossos filhos... E desculpem-me leitores, e voltando à Junqueira existem peditórios para os escuteiros, para a festa do menino, para a festa do santíssimo, etc, etc e as coisas vão acontecendo. No sábado para o programa Limpar Portugal estão escritas na Junqueira 150 voluntários para limpar as lixeiras e matas previamente inventariadas. E em Touguinhó quantos se escreveram? Há que dinamizar a freguesia, ter entidades e associações que "puxem" por ela. Não devemos é ser como o avestruz que enfia a cabeça na areia quando as coisas não correm bem.

Anónimo disse...

...Ora bem, segundo entendi, e identificado que está o Problema em relaçao a Igreja(Padre), sou da opiniao do nosso moderador quando fala no empenhamento das pessoas no que diz respeito a eventos para angariação de fundos para a realizaçao de obras, também nao sou defensor do Padre, mas ele precisa que alguem lhe faça ver as coisas, e parece-me que o povo da freguesia nao está para se chatear, para eles tá tudo bem...porque se quizerem, o Padre só tem mais é que cumprir com as suas obrigaçoes...mas é pena não haver gente que lhe faça frente...

Anónimo disse...

Pois, é tudo muito bonito, mas segundo consta, alguem na freguesia se ofereceu para contribuir com janelas novas para a igreja e o padre, inteligente como é, disse que não, que preferia o dinheiro (talvez para pôr janelas na casa dele). Lol. Não sei se será vdd, poderá ser da boca do povo, mas a verdade é que onde há fumo, há fogo.

Anónimo disse...

Corroboro, é uma vergonha sim. Não preservarmos o nosso património histórico-religioso. Já dizia Fernando Pessoa "é hora"!

Anónimo disse...

Todos temos a responsabilidade moral e social de cuidar do nosso património.Sendo ou não crente, sendo ou não cristão. É, claro que uma pessoa responsável pela Igreja deve, ainda mais, cuidar disso mesmo. Contudo, esbarramos-nos com a resistência do padre perante isso mesmo. É necessário, fazer ver à entidade responsável disso mesmo, ou será necessário assistirmos à Igreja cair aos pouquinhos. Não é, de longe, a melhor opção.

Anónimo disse...

Caro moderador permita-me ter uma opinião diferente da sua. A paroquia onde vive agora não é nem pode ser comparada com a de Touguinhó. È bonito quando diz que se é preciso angariar fundos para alguma obra, que na Junqueira se faz logo uma festa no salão para angariar esses mesmos fundos, pois é, Touguinhó nem um salão paroquial tem ( uma vergonha ) deve ser a unica freguesia aqui nas redondezas que não tem, andam os nossos idosos de paragem em paragem de autocarro pois nem um sitio onde se encontrarem e confraternizarem todos juntos têm.
Quanto ao programa limpar Portugal, alguns pais incresveram-se nessa actividade, mas não era para limpar Touguinhó ... foi para limpar Rio Mau ( coisa engraçada ) nem isso conseguimos trazer para Touguinhó. Sr. Moderador não me vai dizer que a culpa é dos Touguinhoenses.
Acima de tudo é preciso motivar as pessoas, não desmotivá-las, como foi o caso do grupo de jovens que acabou...se calhar não tinham nem quem os apoiasse nem onde se encontrarem e realizarem as actividades pretendidas.
Mais uma vez é preciso apelar ás entidades responsaveis.

Anónimo disse...

concordo plenamente com aquilo que o que o último anónimo disse! acima de tudo é preciso haver um movimento que entusiasme as pessoas e que as incentive a fazer cada vez mais e melhor! Infelizmente, como retratou, touguinhó está a perder-se aos bocados e jamais poderá ser comparada com outras freguesias... não há termos de comparação... não há salão paroquial, não há grupo de jovens, não há escuteiros e as beatas reunem-se nas paragens de camionetas! Um cenário estrondoso na nossa freguesia. Ah, e falta o pormenor da igeja estar a cair aos bocados e ninguem fazer nada por isso porque o padreco é quem manda e ninguem o enfrenta (por trás todos dizem mal mas no hora da verdade...). As tantas estes comentários já lhe chegaram aos ouvidos porque entretanto mandou arranjar o relógio da igreja... falta saber é se pagou a quem lá foi arranjar.

Anónimo disse...

O Padre Custodio deve estar cheio de vergonha.Ao p[onto que a nossa igreija chegou.