Alem dos comentários que pode fazer em qualquer tema, pode também deixar aqui a sua opinião, as suas propostas de melhoria, a sua questão, relativamente à freguesia de Touguinhó.
Pode enviar fotos para freguesia.touguinho@gmail.com que depois serão publicadas.
19 comentários:
Como criança que brincou , pescou e tomou banho no Rio Este em Touguinhó, sinto que o Rio é também um bocadinho meu, no sentido em que o guardo na memória como coisa boa e bela, tantos os bons momentos que me proporcionou. É com muita pena, com desgosto até, que vejo o “nosso” rio Este tão mal tratado, quer quanto à qualidade da água, quer quanto ao lixo que vai ficando depositado nas margens e no leito, submerso. Pelo que se vê durante o período de seca, no Verão, penso que a sucata que fica por vezes a céu aberto, chegaria para fazer uma autêntica feira das velharias.
Daí que, já há alguns anos estive para propor às autoridades locais a necessidade de fazer alguma coisa para modificar aquelas autênticas patologias. No entanto, em virtude de conotações políticas que certamente se fariam sentir, tanto mais que sabia que não teria apoio do poder político em funções, decidi não apresentar qualquer proposta. Aliás sinto que tal proposta devia ser tomada não por uma pessoa mas por um conjunto de pessoas – uma espécie de comissão, à semelhança daquelas que organizam as festas.
Uma comissão que fizesse não um peditório de dinheiro pela freguesia, mas um peditório de homens que se disponibilizassem para, num dia pré-programado para o efeito, estarem disponíveis para a “missão” de ajudarem a limpar o Rio Este, leito e margens.
O evento deveria ocorrer no Verão e devia contar com a colaboração das autoridades, que disponibilizariam luvas, sacos, tractores ou camiões para carregar o lixo.
Acho mais complicado e, com toda a certeza, mais dispendioso, organizar uma festa do que organizar o referido evento.
Aqui fica lançada esta semente, na esperança que caia em boa terra.
Da toponímia existente na nossa freguesia há uma que merecia ser erigida a monumento, de tão bizarra que é. Refiro-me ao “CARVALHO DO COITO...” – e interrompo aqui mais considerações acerca do que se seguirá ao coito ou ao carvalho, para não ferir susceptibilidades. Efectivamente, este nome sugestivamente libidinoso, pode até nem o ser. Na verdade, ao que julgo, “coito” deriva de “coitado”. Ora “coitado” tanto pode ser um infeliz como um desgraçado que, por exemplo, se tenha enforcado num carvalho, dando assim ao lugar o nome de “Carvalho do coito”. Mas pode ter outros sentidos. Por exemplo: “coito” também é sinónimo de “couto” e este pode significar refúgio, lugar reservado, privilegiado, protegido. Outros sentidos certamente haverá. Será que há alguém que possa dar o seu contributo para a descoberta das origens históricas deste nome? Aqui deixo um apelo a todos, em especial às pessoas mais antigas da nossa terra, na esperança de que esclareçam esta bela bizarrice da nossa querida terra.
PROJECTO “MEMÓRIAS DE TOUGUINHÓ”
Como sabemos, Touguinhó é uma freguesia em permanente transformação (evito propositadamente a palavra evolução).
O Touguinhó de há 30 anos nada tem a ver com o Touguinhó deste tempo, independentemente de se considerarem aspectos positivos e negativos que havia e há, apesar das referidas transformações.
Assim, lanço aqui mais um desafio à “comunidade”: que se aproveite este espaço privilegiado, porque extremamente acessível e com enorme potencial, para criar um “Memorial” da nossa freguesia. Cada um de nós há-de ter lá em casa, no fundo do baú, uma foto sobre um lugar público que hoje certamente já pouco terá a ver com que existe. Certamente a fonte da Aguilhada era diferente do que é (e não falo apenas da água”, o largo de Santo António, muitos dos lugares hoje modificados, caminhos alargados, etc.
Estou a lembrar-me dos moinhos, dos moleiros, das lavadeiras, dos lavradores, dos ferreiros, etc.
Não sei se alguma vez foram feitos postais de Touguinhó, ou se havia alguma colecção de calendários alusivo às aldeias de Portugal. Enfim, tudo o que pudesse ser fotografado poderia ser postado neste site e assim ficar acessível visualmente a todos os visitantes do mesmo, enriquecendo o acervo fotográfico alusivo à nossa aldeia.
Refiro-me não apenas à criação de uma memória visual ou fotográfica das gentes e lugares de Touguinhó, mas também às lendas e histórias que possam existir na memória das pessoas mais antigas e que poderiam ser publicadas neste site, enriquecendo desse modo a memória colectiva de todos os touguinhoenses e não só.
Caro amigo, como filho da terra que também sou,embora a residir fora há algum tempo, faço a minha corrida a pé ou de bicicleta pelo menos 2 vezes por semana, precorrendo o trajecto à beira rio. Ao ler o seu comentário, fiquei sensibilizado e estou plenamente de acordo, conte comigo para colaborar nessa missão, concordo consigo que não vale a pena recorrer às autoridades politicas.Também durante a minha infancia, fiz tudo o que o senhor fez no "nosso" rio. E já agora, depois de reunir a dita sucata, porque não fazermos a tal feira de velharias. Vamos aproveitar este meio de comunicação criado pelo nosso amigo comum, e divulgar a nossa pretençao, não será facil, só com ajuda de bastante gente, mas têmos concerteza jovens em Touguinhó que irão empenhar-se nesta missão, nessa altura, chamamos a SIC ( programa "Nós por Cá") e divulgamos a nossa Freguesia, que tal, vamos a isso. Um Abraço
Ideias como esta são sempre bem vindas, contem com o meu apoio.
"Projecto Memórias de Touguinhó"
É certamente uma ideia interessante e motivadora. Será criado um tópico com o titulo "Memorial de Touguinhó" e cá ficaremos à espera das referidas fotos, vídeos, histórias ou outros assuntos que se encaixem neste tema.
Podem enviar um email para freguesia.touguinho@gmail.com com os respectivos anexos que logo serão publicados.
Fico contento por ver pessoas que se preocupam com a sua terra... Afinal, é a nossa identidade.
Ao meu compatriota, FILHO DA TERRA, sobre a toponímia existente na nossa freguesia, nunca me tinha ocorrido essa observação - "CARVALHO DO COITO"... Curioso, muito bem visto!
Vamos estar mais atentos, e (re)descobrir" Touguinhó.
Aprendemos uns com os outros (...)
Antes de mais, agradecer o interesse que a questão suscitou. Ao que parece, ninguém tem para já respostas. Vamos dar tempo ao tempo e deixar que se investigue e se lancem teorias.
Já agora, aproveito para lançar novo desafio: também temos outros exemplos de nomes bastante incomuns: RUA DO ISQUEIRO NOVO. É a rua que liga precisamente o largo do "Carvalho do Coito" ao largo de Stº António (rua paralela à rua central e a nascente desta). Confesso que antes da atribuição desse nome pela Junta de Freguesia nunca tinha houvido falar de tal nome. Porquê rua do Isqueiro Novo? Será que houve um isqueiro velho, perdido talvez.
A Igreja de Touguinhó já não é o que era... agora até cartões tem nas janelas em vez de vidros. Está na hora de fazer alguma coisa por ela.
Quanto ao relógio da Igreja...é uma vergonha ao tempo que está avariado.
Lamento que este blogue ainda não chegue a muito gente da freguesia e para tal necessito do V/ apoio para a sua divulgação.
Certamente questões como a da igreja ou outras aqui colocadas deverão ser objecto de reflexão, assim como um instrumento de trabalho e uma preciosa ajuda para as entidades competentes (organizações/comissões/junta de freguesia, associações, etc).
Nós que gostamos da terra, assim o esperamos...
Dou uma sugestao relativamente ao rio este: eu como habitante de touguinho proponho que as aguas do rio passem por uma eta talves seria melhor uma paisagem de agua limpa, porque afinal de contas e um rio bonito mas com agua daquelas ninguem quererá por exemplo elogiar touguinho. É que nem é so esta a sugestao tambem proponho que arrangem um espaço numa sala ou noutro local com entretimentos para os edosos, é que poderia ser que não estivessem na paragem ao lado da escola primagem a falar mal ou a criticar a vida alheia, em logar de estar a dormir ou a fazer croche, ou a plantar couves em casa.
Quanto á igreja de touguinho proponho que seja restaurada ou no mininimo ter uma limpesa mais adequada mudar as janelas e pintar a igreja.
Com o padre que temos nada é feito é que nem o campo onde se situa a residência paroquial ele trata de limpar.
Aqui vão as minha sugestõ~es:
-deviam criar o desporto devido a secção de futebol para o sexo feminino;
-deviam criar um atl para os adolescentes e crianças se entreterem durate as férias;
-criação de um lar;
-Limpesa do parque situado ao lado da escola de tenis;
-deviam reabrir as aulas de tenis cm inscriçoes e aulas gratis;
-promover passeios a locais (não sendo só a fatima)e não so para idosos, como habitantes da aldeia tambem existem pessoas de idade média, crianças e adolescentes;
-Em frente á escola primária devia haver uma esplanada, não só para bebedos.
- Ter mais vigilancia policial pelas ruas não só pela nacional como pelas outras ruas.
-Criação de um centro de saude tal como o de vila do conde ou da FREGUESIA da junqueira;
-Criaçao de uma farmácia;
-Criação de piscinas publicas com preços simbólicos;
-Criaçao de uma loja de animais;
- limpesa diária dos caixotes do lixo das ruas;
- todas as ruas que tiverem caixotes do lixo deviam ser sobestituidos por ecopontos para a devida reciclagem;
-Criaçao de passeios nas ruas;
-substituição de ruas em terra por ruas em paralelo;
-destruição das paragens de camionata não utilizadas ou passar a serem usadas;
-Melhoria dos acessos como por exemplo da rua do cafe riu este ate á escola primaria em camunetas que la não passam;
-limpesa MENSAL das bouças, campos e tambem das ruas ;
-proibição de deitar agua choca para o riu (isso feito ppelos proprios empregados da junta de freguesia;
-Postos de emprego;
-promoçao de eventos sociais como por exemplo:
*feira de velharias convivius...
E fico por aqui porque são muitas mais as minhas sugestões.
....É preciso é gente com coragem, e estou a vêlo(a) com muito vontade, está a espera de quê ? comece a dar o exemplo e ajude a fazer qualquer coisa pela freguesia....nao basta mandar uns "bitaites" para o ar....
...Finalmente o nosso Presidente mandou tapar a vergonha do piso ao pé da casa da Dona Angela, perto da fonte da Guilhada...realmente já tardava.
Com curiosidade e interesse por Touguinhó aqui vim pesquisar o blog.
Tanto se fala da igreja ,da junta de freguesia, da escola, dos monumentos de Touguinhó e não vi nada sobre a Festa da Nossa Senhora do Resgate.
Se falamos em preservar os bens da freguesia ,por que não é divulgado neste blog as festividades?
Sera que não interessa/convém aos dirigentes da freguesia tal divulgação?
Aquando da festa o nome de Touguinhó é divulgado pelo país e pelo mundo através dos filhos da terra, que nela tem orgulho e participam.
A Festa de Nossa Senhora Do Resgate, não tem cor partidaria, não é de cima nem de baixo, simplesmente é organizada por filhos da terra que se empenham em organizar algo que não faça esquecer o que existe em Touguinhó.
Que me lembre a Festa por eles organizada é o unico convivio na freguesia que consegue juntar população de todos os lugares, e que recebe apoio de todos os Touguinhoenses.
Vamos (todos)apoiar tal iniciativa.
Neste blogue existe um tópico relativo à Festa da Srª Resgate e pode ser consultado neste link: http://freguesiadetouguinho.blogspot.com/2010/08/festa-nossa-sr-resgate-2010.html
Escrevo lhe novamente, para lhe dar os parabéns sobre o seu blogue sobre a minha terra Natal. Vivo em Paris e sempre que posso dou uma vista de olhos pelo seu blogue.
Fiquei contente que na Igreja junto ao Sacrário e o Altar foi levantada a madeira e as pedras antigas são visíveis; fiquei contente, pode verificar isso pelas fotos do Concerto de Natal 2010.
Durante alguns meses fui director de uma publicação chamada Terra a Terra, que em cada edição analisava a vários níveis cada freguesia do município de Vila do Conde. Realizei um trabalho sobre a freguesia de Touguinhó, pode encontrar um exemplar na Biblioteca Municipal de Vila do Conde e dou lhe autorização para publicar no seu blogue, o que muito bem entender.
Continue o seu bom trabalho.
Enviar um comentário